Para o médico Walter Duenas, a medicina forense é muito importante para a justiça nos tribunais do Brasil e pelo mundo afora, pois por meio dela é possível que os profissionais da justiça entendam e desvendem casos e seus desdobramentos. A seguir, vamos entender como a medicina forense ajuda a fazer justiça. Continue a leitura.
O papel da medicina forense
Como explica Walter Duenas, a medicina forense desempenha um papel muito importante e crucial no sistema de justiça em todo o mundo. Isso porque, com ela, é possível fornecer e obter evidências científicas e análises médicas de casos legais, como crimes de assassinatos, estupros, massacres, agressões, entre outros.
Assim, utilizando-se de conhecimentos médicos, a medicina forense investiga eventos que, como já mencionado, envolvem lesões, morte ou questões médicas relacionadas a processos legais. Nesse sentido, a medicina forense exerce importantes contribuições para a justiça, conforme veremos mais adiante.
Atribuições da medicina forense
Determinação da causa da morte
Segundo o médico Walter Duenas, os médicos forenses são especialistas em determinar a causa da morte em casos suspeitos, naturais ou acidentais. Isso inclui autópsias e exames detalhados para estabelecer se a morte foi resultado de causas naturais, homicídio, suicídio ou acidente.
Identificação de vítimas
A medicina forense também atua na identificação de vítimas em casos de desastres naturais, acidentes em massa ou crimes. Nesse sentido, o trabalho da medicina forense é fundamental para identificar as vítimas, analisando os restos mortais, como ossos e dentes, bem como o uso de tecnologias como a análise do DNA.
Apoio à investigação criminal
Como elucida Walter Duenas, a medicina forense fornece suporte valioso para investigações criminais, fornecendo informações científicas que podem ser utilizadas por promotores, advogados de defesa e investigadores. Assim, essa área da medicina contribui de forma significativa para a solução de diversos crimes.
Outras atribuições da medicina forense
Além das atribuições citadas acima, a medicina forense também contribui para outros aspectos, como exumação e reexame de casos, coleta de evidências biológicas, determinação do tempo de morte, avaliação de lesões e traumatismos, toxicologia forense, testemunho pericial em tribunal, entre outras atribuições.
Por fim, podemos perceber que, por meio da ciência, a medicina forense contribui de forma bastante importante para o sistema de justiça, desempenhando um papel central na busca pela verdade e garantia da justiça. Como ressalta Walter Duenas, as contribuições da medicina forense são fundamentais para resolver os casos e garantir a integridade do processo legal.