Segundo o empresário Nuno Canhão Bernardes Gonçalves Coelho, o design de interiores em Portugal está o mais rápido possível com as novas e mais recentes tendências, incluindo paletas de cores, elementos naturais e sustentáveis, mobiliário multifuncional e modular, além de estilos específicos para decoração e outros fatores.
Neste artigo, iremos apresentar e conhecer as principais tendências em design de interiores para casas em Portugal, um país especial, conhecido por toda a sua cultura e história. Por isso, se este assunto te interessa, continue a leitura, a seguir, para saber mais sobre as principais e interessantes tendências para as casas portuguesas.
Elementos naturais e sustentáveis
Como comenta Nuno Canhão Bernardes Gonçalves Coelho, empresário e especialista no ramo imobiliário, o design de interiores está em constante evolução, possibilitando aos designers encontrarem novas formas e jeitos de criar espaços únicos e exclusivos que atendam às necessidades dos usuários. Nesse sentido, uma das principais tendências em design de interiores para casas em Portugal, vem sendo o uso de elementos naturais e sustentáveis.
Essa tendência surge no pós-pandemia de Covid-19, onde o apego e apreciação pela natureza se tornou algo ainda mais importante e significativo para muitas pessoas. Obviamente que o design de interiores não é indiferente a isso e hoje existem muitas tendências estéticas que integram a natureza com o interior das casas, trazendo um aspecto mais saudável e agradável.
Assim, conforme destaca o board member Nuno Canhão Bernardes Gonçalves Coelho, o uso de elementos naturais e sustentáveis, como madeira de lei, pedras e plantas é uma tendência especial no design de interiores das casas em Portugal, atendendo às necessidades dos moradores por um espaço mais sereno e equilibrado. Essa tendência também está presente na escolha das paletas de cores das casas que tende a ser predominantemente marcada por tons terra, cores suaves e claras que harmonizam muito bem com a natureza.
Estilos de decoração
Nas casas em Portugal é possível observar também algumas tendências específicas de decoração para o design de interiores, como a mistura de materiais, texturas e estilos que ganham cada vez mais adeptos e apaixonados. Como explica o engenheiro Nuno Canhão Bernardes Gonçalves Coelho, essa tendência combina elementos contrastantes, como o industrial e o rústico ou moderno, e o vintage, criando espaços únicos e totalmente personalizados.
Espaços funcionais e home office
O pós-pandemia também colocou em prática regular o trabalho home office, fazendo com que, como ressalta o conselheiro Nuno Canhão Bernardes Gonçalves Coelho, os designers de interiores precisassem reinventar formas de tornar as casas de seus clientes em espaços também voltados para o trabalho, incluindo versatilidade, integração com tecnologia, móveis ergonômicos, estilos minimalistas, entre outros elementos.
Por fim, podemos observar que as tendências de design de interiores para as casas em Portugal seguem um estilo mais contemporâneo, voltado para as preocupações diárias dos inúmeros usuários de ambientes internos, como as casas e apartamentos. Ou seja, o setor passou a investir em soluções para a criação de ambientes que promovam o equilíbrio entre trabalho, lazer e bem-estar. Gostou de saber das tendências em design de interiores em casas portuguesas?